Diabetes: o diagnóstico precoce é fundamental!

Diabetes: o diagnóstico precoce é fundamental!

O diabetes é uma das doenças que mais acomete pessoas no mundo, muitas vezes, de forma silenciosa. Aqui no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 8,9% da população é afetada, porém, 50% dos pacientes não sabem de seu diagnóstico. Isso ocorre em partes porque a patologia pode ser assintomática por anos, o que ressalta a importância dos check-ups frequentes. Por isso, 14 de novembro é o Dia Nacional do Combate ao Diabetes, criado para disseminar conscientização e informações.

 

De acordo com a IDF, Federação Internacional de Diabetes, cerca de 463 milhões de adultos vivem com essa condição no mundo, correspondendo a 9,3% da população mundial. Entre crianças e adolescentes, são mais de 1 milhão.

 

O Diabetes Mellitus é uma síndrome metabólica, causada pela incapacidade do pâncreas em produzir insulina corretamente, causando déficit nas moléculas de glicose. Divide-se em dois tipos: o Tipo 1, consequência de um defeito no sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células; e o Tipo 2, resultado da resistência à insulina – este é responsável por 90% dos casos.

 

Há ainda o Diabetes Gestacional, diagnosticado pela primeira vez nesse período, porém podendo ou não persistir após o parto. Também é possível que outros tipos sejam decorrentes de defeitos genéticos ou comorbidades, acompanhando doenças do pâncreas ou induzidos por medicamentos.

 

Quando surgem, os sintomas comuns do Tipo 1 são: vontade constante de urinar, fome e sede frequentes, perda de peso, fadiga, mudanças de humor, náusea, entre outros. Já no Tipo 2, são comuns uma grande frequência de infecções, visão embaçada, dificuldade de cicatrização, formigamentos nos pés e furúnculos. Por isso, tenha atenção aos sinais!

 

Caso seja diagnosticado, é possível ter uma vida de qualidade fazendo o tratamento correto. O principal é manter hábitos saudáveis, além de, é claro, fazer acompanhamento com médicos de sua confiança e seguir todas as recomendações. Nesse caso, seguir com os cuidados é fundamental para impedir complicações nos rins, olhos e nervos, além do risco de infarto, AVC e infecções.

 

Existem diversas doenças crônicas que podem e devem ser controladas, se descobertas precocemente! Por isso, é importante ter um acompanhamento especializado que garanta seu bem-estar e o seu futuro.