O Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil é uma campanha realizada todos os anos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença em crianças e adolescentes.
Somente no Brasil, anualmente, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A doença é apontada como a maior causa de morte entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.
Os tipos mais recorrentes são: tumores do sistema nervoso central, linfomas e tumores sólidos como o neuroblastoma, sarcomas e o tumor de Wilms. Alguns dos seus sintomas podem parecer como os de doenças comuns e por isso é muito importante realizar consultas frequentes ao pediatra, além de realizar exames preventivos.
Apesar de a proliferação do tumor ser mais rápida em crianças, no entanto, a quimioterapia tem chances de cura de 80%, de acordo com o INCA. Ainda assim, o diagnóstico precoce é essencial para ajudar no tratamento, aumentando mais ainda as chances de cura.
Por isso, é muito importante ficar atento a alguns sinais e sintomas, como:
- Protuberância ou massa no abdômen, pescoço ou qualquer outro local
- Desenvolvimento de uma aparência esbranquiçada na pupila do olho ou mudanças repentinas na visão
- Hematomas ou sangramento, geralmente repentinos
- Palidez excessiva ou cansaço prolongado
- Dores de cabeça com vômito
- Perda de peso contínua
É fundamental que a criança ou adolescente tenha um acompanhamento médico regularmente para o reconhecimento precoce e cuidado apropriado caso a doença seja detectada. Com os cuidados corretos e uma vida saudável, é possível, juntos, lutarmos contra a doença.