Entenda a importância dos seguros de imóveis

Entenda a importância dos seguros de imóveis

Os contratos de seguros patrimoniais têm ofertado coberturas a diversos eventos que possam comprometer o seu patrimônio. O objetivo é garantir mais tranquilidade e proteção à sua residência

 

A contratação de um seguro para o imóvel se dá por meio do pagamento da apólice de seguros, no qual o segurado visa proteger a sua propriedade, possibilitando que você seja indenizado pela seguradora, se de fato ocorrer riscos predeterminados. Ou seja, garantir o pagamento de indenização ao contratante, em casos que ele possa ter prejuízos em consequência de riscos presumidos nas coberturas do contrato de seguro patrimonial. Inclusive, sendo respeitados todos os limites de responsabilidades, os percentuais de valores de cada garantia e os riscos não inclusos.

 

No mercado, há contratos de coberturas que disponibilizam os serviços básicos e outros com coberturas adicionais. Em relação ao seguro do imóvel, há um acordo entre a seguradora e o segurado sobre quais os tipos de danos e acidentes que serão cobertos. Sobre os valores, eles podem variar de acordo com algumas condições, entre elas: o valor do imóvel objeto do seguro, se a cobertura será básica ou se haverá adicionais, entre outros. 

 

Segunda a Susep, Superintendência de Seguros Privados, os seguros patrimoniais classificam-se como seguros compreensivos. Isso se dá às diversas modalidades de seguro em uma única apólice, um documento que é emitido pela seguradora, onde formaliza a concordância da cobertura solicitada. 

As vantagens deste seguro são as taxas de valores reduzidas ao compará-los aos seguros convencionais, além das suas cláusulas serem menos restritas e de melhor entendimento, que possibilitam amplas coberturas e garantias acessórias. Dessa forma, essa categoria se torna o seguro mais adequado ao perfil do segurado.