Dor de cabeça ou enxaqueca?

Dor de cabeça ou enxaqueca?

Conheça os 3 principais tipos de cefaleia que podem acontecer

Aposto que você já confundiu ou não soube definir se o que estava sentindo era uma dor de cabeça ou uma crise de enxaqueca. Essa é uma confusão muito comum mas é possível distinguir com observações simples. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, dor de cabeça é uma terminologia comum e todo mundo conhece. O que as pessoas em geral sentem é o incômodo na região do crânio. Já cefaleia é o termo técnico e significa exatamente o mesmo que dor de cabeça. 

A enxaqueca é uma forma de cefaleia, mas não a única! A Sociedade Internacional de Cefaleia reconhece mais de 150 modalidades de dor de cabeça. Entre os médicos especialistas, alguns preferem chamar a enxaqueca de migrânea. A enxaqueca (ou migrânea) é uma doença herdada geneticamente. Portanto, não se deve dizer que a enxaqueca é algo “normal”. Ou seja, o diagnóstico da enxaqueca é clínico. Esse problema tem tratamento e os pacientes se beneficiam muito com ele, embora, na maioria das vezes não seja possível evitar completamente as crises.

Geralmente, os principais tipos de cefaleia são:

Cefaleia tensional: provoca dores que dão a sensação de cabeça pesada, apertada ou pressionada. Apresenta uma dor fraca ou moderada, que não impede você de fazer suas atividades do dia a dia e não causa outros sintomas. As causas podem ser estresse, ansiedade e depressão e o tratamento geralmente é feito com medicamentos.

Cefaleia em salvas: é menos frequente e tem como sinal uma dor intensa, que aparece a noite, de um lado só ou em torno dos olhos. Pode durar poucos minutos ou horas. Algumas pessoas podem ficar com os olhos vermelhos e lacrimejando, congestão nasal e a pálpebra caída do lado que tem a dor. As causas podem ser problemas na região do cérebro conhecida como hipotálamo, responsável pelo controle da temperatura, hormônios e sono. O tratamento preventivo é feito com medicamentos, dependendo do tipo de crise que você tem.

Enxaqueca: é uma dor de cabeça crônica, que geralmente começa com uma dor latejante em um dos lados, que aumenta aos poucos. Além da dor, você pode sentir fotofobia (aversão a luz) e fonofobia (aversão ao som). Em alguns casos, ficar com a visão turva ou enxergar pontos luminosos pode indicar uma crise, que pode provocar náuseas e vômitos.

Muitas vezes a enxaqueca é causada por alterações hormonais, fazer refeições fora do horário normal, tomar muito café ou praticar muita atividade física. Mas para algumas pessoas, alguns tipos de alimentos, como queijos, chocolate, frutas cítricas, adoçante, alimentos gelados ou gordurosos podem causar crises de enxaqueca. O tratamento se resume a controlar os sintomas. Mas, quando se conhece o que desencadeia as crises, existe um controle maior e podem ser prevenidas com medicamentos.
Sempre procure um médico! A automedicação é perigosa e pode agravar o problema. Além disso, cada organismo funciona de uma forma específica. O remédio que funciona para o seu amigo pode não ajudar o seu corpo a melhorar. Muitas doenças têm a cefaleia como sintoma. Logo, o melhor é procurar orientação profissional para descobrir se é só uma dor de cabeça ou se ela pode ser o sinal de outra condição de saúde